terça-feira, 5 de junho de 2012

CRIME NO CACHAMBI - MORADORES COMENTAM O CASO E ANALISAM CAUSAS DA TRAGÉDIA

O CACHAMBI TEM VEZ E VOZ NO BONDEBLOGBRASIL



Mais de 200 COMENTÁRIOS - 7.000 VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA em aproximadamente 3.000 VISITAS ÚNICAS, sobre o crime da Rua Cachambi, esses os números provenientes da participação em nosso blog de pessoas que eram amigas da vítima, ou que não simpatizavam com ele, ou ainda quem conhece o autor do crime, havendo ainda os que entenderam que um suposto comportamento inadequado por parte do comerciante morto, explica e até justifica o crime. 

O CRIME DO CACHAMBI, mais especificamente da Rua Cachambi, local onde fica situada a Padaria em que na noite de sexta-feira (01/06) um oficial da Polícia Militar, Ten-Cel, Anderson, matou com cinco tiros de pistola o comerciante João Luiz, teve motivação passional, e foi, conforme noticiado, admitido pelo autor como premeditado, sob a alegação de que a vítima assediava constantemente sua esposa, e, já havia sido avisado de que por esse seu comportamento, o caso acabaria, como acabou, em tragédia.


Nota-se pelo teor da maioria de comentários, que os vizinhos, conhecidos e amigos, acreditam que uma simples mudança de atitude por parte da esposa do autor do crime, deixando de frequentar a Padaria onde o comerciante morto era um dos proprietários, poderia ter evitado a tragédia. Grande parte dos que vieram, ainda que na compreensível condição de anonimato, deixar sua opinião, se disseram chocados, entristecidos e até revoltados com o crime. A vítima foi elogiada por muitos, ainda que boa parte deles não tenha deixado de registrado seu comportamento de "Don Juan". 


Mulheres deram a receita para fugir do assédio, boa parte dos homens puseram a culpa no comportamento das mulheres, casadas ou solteiras, que "permitem e favorecem" situações de assédio. Essa argumentação foi duramente contestada por algumas comentaristas.

Nas entrelinhas de tudo que se disse até aqui, nos cinco posts que o Blog publicou sobre o assunto, procurando sempre encontrar o equilíbrio entre a informação e a ética, o que nem sempre é fácil quando o assunto é da esfera policial / passional, é que todos entendem que o CACHAMBI TEM MUITAS PADARIAS, muitas mulheres solteiras e desimpedidas, e que não se pode resolver um problema, criando outro muito maior, sendo assim, o crime poderia ter sido evitado, se os envolvidos nesse fatídico triângulo, pensassem melhor e agissem de forma diferente.

35 comentários:

  1. EM FRENTE A PADARIA EXISTE A QUITANDA NA QUAL O CRIMINOSO FREQUENTAVA ; DALI É QUE SAIU A CONSPIRAÇÃO CONTRA O COMERCIANTE . ESSA INFELIZ VIVIA CORRENDO ATRÁZ COMERCIANTE O ASSÉDIO FOI DELA A´TE NA PORTA DO EDIFICIO ONDE O COMERCIANTE MORAVA ELA IA ATRAZ.AGORA QUER SE FAZER DE VITIMA.ADÚLTERA!SEM VERGONHA.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que cobrar da justiça se esse assassino continua preso e se responderá na justiça comum e será expulso da PM.

      Excluir
    2. Acho que os 03 são culpados. Só que não se tratava de um simples assédio...existia um "caso extraconjugal", se é que se pode qualificar assim! O falecido era bem conhecido como um conquistador de terceira, que assediava mulheres. Não justifica perder a vida por causa disso, mas ele foi avisado, e não se importou. Já estava acostumado a ter esse comportamento. Ela, devia estar apaixonada, acontece! Esses homens tem um dom todo especial de virar a cabeça de mulheres, ainda que experientes. O autor do crime é massacrado, mas será que alguém se colocou em seu lugar? Uma relação de mais de 20 anos...não devemos julgá-los, pois cada um pagará o preço de seu ato. Devemos rezar, isto sim, por um mundo melhor, onde as pessoas passem a respeitar o próximo. Todos nós somos capazes de um ato impensando, num momento de raiva...quem nunca errou? Que Deus proteja a alma desses três e que eles posssam atingir um pleno entendimento de seus atos. Não há aqui nenhuma vítima...até aos olhos de Deus, biblicamente falando, os três são culpados!!!

      Excluir
  2. Prezado

    Atenção ! Você é responsável pelas afirmações que faz.

    Sempre alerto que devemos ter cuidado com as nossas palavras. Tudo pode ser dito, mas, é preciso ver a forma como se diz.

    Um abraço, agradeço a participação.

    ResponderExcluir
  3. É realmente vc. devia ser apaixonada por ele, e com toda certeza não conhece ela. Pois se conhecesse a mulher digna e gente boa que ela é não tava falando tanta besteira.
    Ah! Ou você tem muito tempo livre pra ser vigia da padaria e do prédio dele ou tá contando historinha pra aparecer querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela resposta. As pessoas tem que parar de condenar sem conhecer a fundo as pessoas. Porque as mulheres são condenadas até mesmo pelas próprias mulheres? Curioso isto, não? Que país machista!

      Excluir
    2. ANONIMA 05 JUNHO 19:43 H

      ACHO Q QUEM NÃO SABE DA HISTÓRIA É VC, LINDINHA, Q TA DEFENDENDO A SAFADA. FOI UM AMIGO DO JOÃO Q ESTAVA NA CASA DELE QDO A SAFADA FOI LÁ E TOCOU A CAMPAINHA, JOÃO NÃO ATENDEU E AINDA COMENTOU:" JÁ É A 2ª VEZ Q ESSA MULHER TOCA A CAMPAINHA AQUI, NÃO QUERO SABER DELA".
      acho q ela posava de mulher de família mas no fundo deveria ser realmente uma safada, pois o comentário das visitas na padaria dele é geral, será q todos estão tendo visões? ela não ia lá mas todo as pessoas a viam na PADARIA DO JOÃO?
      outra pergunta: pq ela não ia na outra padaria? SÓ PRA LEMBRAR: alem da padaria em frente a do joão MAIS À FRENTE PERTO DA LOTÉRICA EXISTE OUTRA PADARIA. SERIA FALTA DE OPÇÃO DE PADARIA OU SAFADEZA DELA MESMO; VC É A ÚNICA Q NUNCA A VIU NA PADARIA DO JOÃO, MESMO O BAIRRO TODO VENDO. O PIOR CEGO É O Q NÃO QUER ENXERGAR

      Excluir
    3. Elegante,discreta e educada como ela é. Impossível, já falei só quem vai acreditar nisso é quem não conhece ela e ai não importa mesmo né.
      Você é muito louca!!!!

      Excluir
  4. O autor (talvez proprietário) deste blog entendeu e descreveu muito bem o "crime do Cachambi". As pessoas realmente colocam muito de si em seus comentários e degradam as que se colocam em posição diferenciada da comoção esperada para o momento. Sendo homem (ou até mesmo mulher), a maioria se coloca em posição muito machista. A mulher parece ser sempre a culpada por um desfecho desta monta, mas as pessoas esquecem que o mundo se modernizou e muito. As mulheres avançaram, modernizaram-se e, brilhando na vida, conseguem também ser plenamente felizes com seus maridos, companheiros, namorados, e ATÉ MESMO SOZINHAS. Os homens esquecem que se as mulheres quiserem, não precisam deles para nada, nem para gerar filhos. Minha mente está à frente da de muita gente, sou uma revolucionária.

    ResponderExcluir
  5. Prezado anônimo - Comentário 19:43

    a sua afirmação quanto à dignidade da esposa do autor do crime é muito importante. Traz ao debate um elemento até aqui ausente, ou seja, de que mesmo diante da atitude de rechaçar as investidas, o que caracteriza o assédio, ele, o comerciante, continuou insistindo.

    ResponderExcluir
  6. Carissímo quando mencionei dignidade, falei em um sentido amplo maior do que tudo isso, falei da pessoa humana,correta e amiga que ela é,não sei se ela recharçou, ou o que aconteceu,pois essa história só eles tem conhecimento.
    O que digo aqui é que estamos falando de uma mulher como tantas de nós batalhadora amorosa com as filhas digna em suas atitudes e amiga dos amigos. E não de uma vagabunda voluvél como certas pessoas querem fazer crer.
    Acho que nos mulheres realmente temos que nós idignar com tanta besteira.
    E acho que as pessoas deste bairro que sabem quem ela é, e qual sempre foi a sua postura deveriam manifestar o seu apoio,e as que não a conhecem deveriam mater-se em silêncio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO CONHEÇO ELA, MAIS SOU MULHER E APOIO O SEU COMENTÁRIO, NADA HAVER XINGAR OU JULGAR A MULHER, PARECE DOR DE COTOVELO OU MACHISMO.
      MANDOU BEM NO COMENTÁRIO,APOIADA.

      Excluir
  7. Boa noite

    O blog, e esse blogueiro, em nenhum momento fez "julgamento" de nenhuma das partes envolvidas, nem mesmo dos que comentaram e até se excederam nos termos usados. Também a esses, foi levado em consideração, o clamor do momento, o choque de perder um amigo ou de ver um amigo enredado num crime. Analisamos, comentamos, juntamos peças (comentários) para formar o quebra-cabeças dessa dolorida história. Como já disse, noticiar, informar sobre questões dessa natureza nos coloca no limite da ética e do comportamento responsável que sempre procuro adotar aqui no blog.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Legal todo estes comentários, acusações, afirmações, etc... partimos do seguinte ponto: Ela uma pessoa digna, boa mãe, boa esposa, até ai, Ok.
    Ele, hipoteticamente, um Don Juan: pergunto - Só existe a Padaria dele no bairro? Existe outro caso onde Ele Assediou outro mulher no bairro? Ele andava atrás desta senhora pelas ruas do bairro, perseguia-a? Você Mulher independente, evoluída, batalhadora se por acaso for Assediada vai contar para o seu marido ou vai evitar encontrar-se com o "Don Juan"? Não estou defendendo nem acusando ninguém só que são questões simples a serem pensadas. Mulher esperta, Mãe, esposa, evita os problemas maiores...se o Assassino frequentava botequim, Amigas sinto informar-lhes, vai escutar muita besteira ou pode realmente escutar a verdade... Que Deus ilumine o caminho do João e acalme o coração do Anderson e suas famílias. Lembro-lhes que o estrago foi para ambas as familias...muito triste. E agora um esta preso, outro morto e as famílias sofrendo...

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esse comentario,mas é muito dificil para nos amigos mulheres e homens ...amigos de verdade de João lius ficar vendo quanta barbaridade esta sendo colocada no anonimo é simplismente revoltante,pq agora só ele era o safado,gente todo mundo via as mulheres se jogando em cima dele e realmente quando ele tinha interesse rolava,mas ele nunca prometeu nada a ninguém e por favor parem de falar mal dele no anonimo de a cara a tapa ou deixem a família dele tentar sobreviver ah essa dor terrivel em paz,perdemos um grande amigo e ate agora a ficha muitos assim como a minha não caiu.Gente que ela estava atras dele isso é fato e sério e que ele foi assassinado tbm é fato e simplismente isso não é uma forma de reslver problemas,ahhh sou corno,tenho arma ,sou policial,não vai acontecer nada comigo,vou me entregar,logo estarei livre,sou apenas mais um assissino de farda no Brasil:oNDE TUDO ACABA EM PIZZA E SÓ UM FOI QUEM RECEU A SENTENÇA HA QUAL O POLICIAL ACHOU CORRETA,jOÃO foi assassinada e o problema acabou,para quem????para o PM e sua fiel esposa????será que a família de nosso amigo não merece respeito????chega de tantas besteiras faladas aqui por favor,vcs daqui a pouco o PM é santo e a esposa uma deusa...chega de violencia hj mais um crime foi descoberto pelo mesmo motivo ciumes em SP,vamos parar onde com isso????Não aceito tantas loucuras escritas,quem conhecia nosso amiga sabia muito bem como ele era e muitos tinham inveja dele,pela beleza,pelo sucesso com as mulheres que davam em cima dele e pelo poder financeiro dele,mtos homens que falam mal dele dariam tdo para estar no lugar dele e mtas mulheres a qasadasual ouvi falaram que pena aquele pão doce morreu e eu não sair com ele e algumas delas casadas.o que vcs acham disso????eu fico triste em ouvir isso e ainda muito chocada com essa trajedia toda... fico triste e decepcionada com todo esses comentarios maldosos...deixo minha dor e tristeza pela perda de um amigo...ele se foi mas a PADARIA DO JOÃO TA AQUI NO CACHAMBI E CHORANDO POR SUA PERDA.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal e amigos do João, a Missa de 7O. dia ocorrerá na SEXTA, 08/06, às 18hs.na Igreja Nossa Senhora Aparecida na Rua Ferreira de Andrade. Compareçam, dê um apoio à família e orem pelo nosso amigo. Quanto ao monstro causador dessa barbárie não podemos deixar de criticar e cobrar justiça. Que ele tenha - apesar de sabermos o quanto há de corporativismo na PM - a pena que merece. Cadeia até o julgamento e após a condenação que permaneça encarcerado para que não tenhamos nossos cidadãos ameaçados por essa besta. Ele está preso no Batalhão de Choque da PM no Centro do Rio e quem souber de detalhes de sua permanência lá, divulgue, a todo momento temos que postar a foto desse canalha na web para que não esqueçamos e que sua imagem seja tão manchada quanto sua alma já está. Assassino dos infernos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior culpada disso, e a vagaba da mulher dele. Não concordo, mais é facil julgar quando não estamos na situação. Em momento algum vc falou da mulher dele, se fora assediada, tomasse um atitude, sem precisar fala c o marido, ela não presta, EU SOU MULHER.

      Excluir
  11. queridos alguem tem a foto dessa mulher para expor na praça hawai no sao jorge de cascadura para que possamos nao ser enganados ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso aí, dizem que ela está na casa da mae, na Aristides Caire.

      Excluir
    2. Lamentável e muito pequena a sua preocupação caro anonimo, mediante toda essa tragédia. Manifesto os meus sinceros respeitos a todos os que estão sofrendo e o meu profundo desprezo as pessoas que fazer este tipo de comentários que não levam a nada. Na verdade essas pessoas que graças a Deus são a minoria, aproveitam-se dessa situação para manifestar um sentimento ínfimo de especulação e fomentar fofocas.
      Vamos deixar os vivos em paz, seguir nossas vidas e amanhã vamos em oração manifestar apoio a família do nosso querido amigo João.

      Excluir
    3. Ela frequentava o salão em frente a padaria,e sumiu pouco antes do assassinato..e era advogada,uma pessoa de estudos...cometendo crime.Que país é esse?!!!!

      Excluir
  12. QUANDO NOS REFERIMOS A ESSAS MULHERES SEM ESCRÚPULOS,SEM VERGONHA,NÃO NOS REFERIMOS Á TODAS ÁS MULHERES,EXISTE SIM MULHERES CASADAS E SOLTEIRAS TAMBÉM QUE SE DÃO O VALOR,QUE SABEM RESPEITAR AO PRÓXIMO OU Á SEUS MARIDOS.POIS COMO JÁ DIZ O DITADO:"QUANDO UM NÃO QUER DOIS NÃO BRIGAM".E NÃO É PORQUE DESCORDAMOS DO COMPORTAMENTO DESSA MULHER OU DE SUAS ATITUDES QUE SOMOS CORNAS,APAIXONADAS OU RECALCADAS.ESTE BLOG ESTE ESPAÇO SERVE PARA ISSO PARA EXPRESSARMOS A NOSSA OPINIÃO.SE ALGUÉM NÃO CONCORDA COM O PONTO DE VISTA DO OUTRO EXPONHA O SEU PONTO DE VISTA E NÃO VEM DE CRIANCICE FALANDO UM MONTE DE BESTEIRA POIS NÃO ESTAMOS NO JARDIM DE INFÂNCIA ,SEJA ADULTO E EXPONHA A SUA OPINIÃO COMO TAL.

    ResponderExcluir
  13. Se ele tinha caso ou não, se era assediada, ela deveria ter tido uma postura como mulher, de corta a do João. Mais essa mulher, eu sou mulher, destruiu duas familias, não gostaria de ser grosseira, mas merece os piores adjetivos. S e fora assediada jamais deveria falar com o marido, foi inrresponsavel, infelizmente essa loba c pele de cordeiro mora no nosso bairro.

    ResponderExcluir
  14. Lamentável o julgamento, os pré julgamentos e toda essa triste situação, só nos restas rezar pelo morto que já se foi e por todos os outros envolvidos nessa história que com certeza estão sofrendo muito.
    Que Deus em sua infinita sabedoria abrande todos os corações, pois tenho certeza que todos que postam nesse blog são também mortais e simples pecadores, e verdadeiramente não deveriam estar tecendo julgamentos a nenhuma das partes envolvidas, deveriam sim dentro de sua convicções manifestar apoio as famílias e tentar amenizar os sofrimentos.
    Que Jesus em sua infinita sabedoria toque o coração de todos nós meros pecadores.

    ResponderExcluir
  15. VAMOS NO ATE MORADORES DO CACHAMBI EM FAZER UM PROTESTO PARA DEIXÁ-LO APODRECER COM A GRADE

    ResponderExcluir
  16. ISTO MESMO PROTESTO AOS GOVERNANTES ELE DEVERÁ PAGAR UMA PENA BRABA. QTO A MULHER NÃO SABEMOS O QUE HOUVE NA VERDADE QTO AO JOÃO ERA COMO TODOS OS OUTROS CANTAVA SIM, MAS CAIA QUEM QUERIA.ELE ERA UMA PESSOA FORMÍDAVEL.DEVEMOS FAZER UM PROTESTO CONTRA ESTE SAFADO, LOUCO. VEJAM AGORA SURGIU OUTRO CASO SÓ QUE A MULHER MATOU O MARIDO E ESQUARTEJOU. ONDE VAMOS PARAR.ESSAS PESSAS DEVEM TER PRISÃO PERPÉTUA.
    A MULHER DELE NÃO É CULPADA PELA ATITUDE INSANA DELE. ELE SIM MERECE APRODECER NA CADEIA. VAMOS LÁ PESSOAL DO CACHAQMBI. VAMOS FAZER PROTESTO AOS GOVERNANTES, POIS ESTE CANALHA ACHA QUE NADA VAI ACONTECER.

    ResponderExcluir
  17. AMANHÃ LOGO DEPOIS DA MISSA VAMOS PROTESTAR E PEDIR JUSTIÇA. PARA QUE ELE APODREÇA.QTO A MULHER GENTE ELA NÃO É CULPADA DAS ATITUDES DE UM LOUCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONIMO 7 JUNHO 20:58 H

      COMO NÃO É CULPADA? SE NÃO GOSTAVA DO ASSÉDIO, NÃO DEVERIA DAR CHANCE DE SER ASSEDIADA, PASSARIA A COMPRAR EM OUTRA PADARIA, EXISTE OUTRA BEM EM FRENTE E PERTO DA LOTERICA MAIS UMA PADARIA.
      O Q TANTO ELA FAZIA NA PADARIA DO JOÃO?
      SOU MULHER E FUI ASSEDIADA POR UM SUJEITINHO Q ME DEU NOJO, UM JORNALEIRO. NUCA MAIS FUI COMPREI NADA NAQUELA BANCA DE JORNAL, ATRAVESSO A RUA E VOU EM OUTRO, PQ A SANTINHA NÃO FEZ O MESMO? MULHER REALMENTE QDO NÃO GOSTA DO ASSEDIO NÃO DÁ CHANCE DE SER ASSEDIADA OUTRA VEZ

      Excluir
  18. Caros amigos conhecia a todos e jamais presenciei uma tragédia tão grande.
    Meu querido amigo João sei que seu caminho na eternidade será de muita luz assim como foi sua vida.
    Anderson que você responda por seu erro e que Deus abrande o seu sofrimento.
    Minha querida, encontre força para sair da depressão,pois sei que está sob forte medicação mais sua vida terá que seguir e suas filhas precisam de você.
    Como já disse nos outras vezes,que Deus conforte todos os corações.
    Amém

    ResponderExcluir
  19. Conhecia o João há doze anos. Ele, às vezes, viajava para Sergipe, meu sogro sergipano tb gostava dele. No momento do crime, estava na padaria da esquina e ouvi os disparos que o Tenente-Coronel efetuou, vi a correria dos pedestres, dos fregueses do comércio local; vi como o trânsito da Rua Cachambi "congelou" diante do infindável tempo que o ofical da PM levou para descarregar todas as balas da arma dele. E senti. Senti,como as outras pessoas que estavam na padaria vizinha, terror e impotência. Tivemos muito medo naquele instante. Cadê a polícia? eu pensava. Será um arrastão? O que será que está havendo? Mesmo em pânico, ajudei a uma senhora a se esconder atrás de um balcão. E esperei como todos (os motoristas que trafegavam na r. Cachambi, o pessoal do churrasco, as pessoas do Supermercado Rede Economia, os fregueses da quitanda, do bar e da farmácia) até que o terror terminasse. Quando isso aconteceu, essa sensação não diminuiu, pois descobri que o "João da Padaria" tinha sido vitimado. E me perguntei mais uma vez. Cadê a polícia?
    Cheguei a ver o João logo após os disparos, muita gente foi para a padaria para tentar socorrê-lo, porque o SAMU, como todo carioca sabe, é eneficiente. Tive esperança de que ele sobrevivesse, ele não parecia tão mal. Afastei-me do balcão da padaria dele, na esperança de que as pessoas mais capazes pudessem prestar os primeiros socorros. Dez minutos depois, ele faleceu. Cinco minutos depois, soube da motivação do crime: ciúmes de homem casado; trinta minutos depois, chegou o SAMU.
    O SAMU até que chegou rápido, ouvi de alguns que estavam presentes. Me calei, achei melhor ficar quieto. Falar mal do Governador, das políticas públicas e etc. não iria adiantar nada!! Então, olhei mais uma vez para a padaria do João ( eu ainda não sabia que o assassino era uma pessoa que deveria nos proteger, um PM), pensei em mim e no Cachambi e conclui: nada mais será como antes.

    ResponderExcluir
  20. Li alguns comentários negativos a respeito da mulher do policial, mas eu discordo acerca da responsabilidade dela no crime. Vejamos, o triângulo amoroso era formado por pessoas adultas. O oficial da PM foi ofendido na honra dele e de sua família? Qual a melhor solução para o problema? Agir como pessoa civilizada dialogando com a esposa, após com o João para saber o porquê dessa situação. Se ele percebesse que o problema era com ela: terapia de casal ou divórcio. Se ele chegasse a conclusão que o problema era com o João, então o caminho seria, mais uma vez o diálogo para esclarecer que o casal está unido e que uma terceira pessoa estranha a família não teria chance. Caso ele não entendesse o recado, o oficial da PM deveria ter contratado um advogado para, nos termos da lei, resolver a questão do assédio de que a esposa estaria sendo vítima.
    Na minha opinião, a mulher do Tenente-Coronel, culpada ou não pela formação desse malfadado triangulo amoroso, não é causa legítima para se praticar a barbárie que aconteceu contra o João. Pessoas civilizadas, podem ter sentimentos de dor, de raiva, mas na hora de agir devem ser ponderadas, por mais difícil que seja. Devem se valer da Lei para resolver seus problemas, por mais imperfeita que ela e o Judiciário sejam.
    Porque do contrário, voltaremos a Era das Cavernas.

    ResponderExcluir
  21. Continuo achando q ela é a culpada...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas